domingo, 21 de abril de 2013

Agenda- Setting


"(...)em consequência da ação dos jornais, da televisão e dos outros meios de informação, o público sabe ou ignora, presta atenção ou descura, realça ou negligencia elementos específicos dos cenários públicos. As pessoas têm tendência para incluir ou excluir dos seus próprios conhecimentos aquilo que o mass media incluem ou excluem do seu próprio conteúdo. Além disso, o público tende aquilo que esse conteúdo inclui uma importância que reflete de perto a ênfase atribuída pelos mass media aos acontecimentos, aos problemas, às pessoas."
Donald Shaw , 1979 (In: WOLG , 1994)


A origem deste modelo foi na década de 60, por McCombs e Donald Shaw,
eles pressupõem que os meios de comunicação social, têm muito impacto sobre a opinião publica, pois são  um canal  de transmissão de informação, logo  têm um forte poder sobre  o conteúdo dos factos noticiados, na medida  em que há uma selecção das informações  noticiadas.Assim o quotidiano das pessoas é marcado pelos temas que os media consideram importantes de serem passados á sociedade , eles fazem  uma seleção de informação ,o que de certa forma nos leva a crer que  há manipulação do que chega ao publico .Estabelece-se então um “vicio de vontade ” entre os meios de comunicação e a sociedade em geral, ou seja, através do agenda-setting, os media controlam directamente os temas da actualidade e contribuem directamente para a formação de opinião-publica.

Assim o dia-a-dia das pessoas é marcado pelos temas que os media consideram importantes de serem noticiados, no entanto segundo Bernard Cohen: “Os meios de comunicação social  podem  não ter sucesso ao indicarem ás pessoas o que pensar, mas sim em dizer-lhes para ler sobre o assunto em questão… ”(Bernard Cohen (1963) stated: “The press may not be successful much of the time in telling people what to think, but it is stunningly successful in telling its readers what to think about.”)

 

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