domingo, 21 de abril de 2013

Gatekeeping


Gatekeeping foi um conceito que surgiu em meados de meados dos anos 50 .Kurt Lewin , foi um dos pioneiros a usar este conceito, ele comparou o gatekeeping , a uma esposa ou mãe a pessoas que decidem qual o menu do jantar.

O Gatekeeper , em comunicação , é a pessoa responsável pela escolha ou bloqueio e a quantidade do que deve ser ou não considerado noticia, é aquele que faz o controle da informação, ou seja, este é um conceito jornalístico usado para a pessoa que faz a filtragem da informação.

As escolhas do Gatekeeper estão também sujeitas a outro tipo de critérios tal como experiencias , atitudes e até a própria actualidade , e que colocam a sua imparcialidade e a própria objectividade da filtragem de informação em questão.

Deixo uma frase que acho que traduz muito bem este modelo :"... o editor do jornal providencia (apesar de poder nunca estar consciente desse facto) que a comunidade oiça como facto somente aqueles acontecimentos que o jornalista, como o representante da sua cultura, acredita serem verdade." de David M. White





Sem comentários:

Enviar um comentário