domingo, 21 de abril de 2013

Gatekeeping



Em 1950, White, questionou o porquê de existir um sem fim de assuntos a noticiar, e apenas surgirem algumas notícias.

Ao efectuar um estudo baseado na actividade de um jornalista americano, concluiu que a selecção das notícias é um processo subjectivo, influenciado pelas experiências e valores do que ele chamou de “gatekeeper”.

O gatekeeper, é a pessoa ou grupo que tem o poder de filtrar a informação em zonas filtro. Neste processo de filtragem há muitas influências e a vários níveis:

·         A nível individual – influencia exercida pelo modelo de pensamento, valores e características pessoais dos intervenientes.

·         Pelas rotinas produtivas

·         A nível organizacional em três sub niveis:

o   pelas características organizacionais (recursos, hierarquias, etc)

o   pelos processos organizacionais de socialização dos jornalistas

o   pelas dinâmicas próprias que a organização noticiosa estabelece com o meio

Para o processo ser efectuado os gatekeeper’s tem ainda de lidar com os constrangimentos:

·         A fonte de informação –  a origem pode complicar na altura de escolher.

·         As audiências – por serem a meta a atingir em termos de objectivos dos MCS actuais

·         Os mercados – com propósitos exclusivamente económicos

·         As agencias de publicidade – através do uso dos espaços acabam por exercer pressão

·         O poder politico – na propaganda

·         Lobys variados

·         Relações publicas de outros MCS

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