Em
1950, White, questionou o porquê de existir um sem fim de assuntos a noticiar, e
apenas surgirem algumas notícias.
Ao
efectuar um estudo baseado na actividade de um jornalista americano, concluiu
que a selecção das notícias é um processo subjectivo, influenciado pelas
experiências e valores do que ele chamou de “gatekeeper”.
O
gatekeeper, é a pessoa ou grupo que tem o poder de filtrar a informação em
zonas filtro. Neste processo de filtragem há muitas influências e a vários
níveis:
·
A nível individual
– influencia exercida pelo modelo de pensamento, valores e características
pessoais dos intervenientes.
·
Pelas rotinas
produtivas
·
A nível
organizacional em três sub niveis:
o pelas características organizacionais (recursos,
hierarquias, etc)
o pelos processos organizacionais de socialização dos
jornalistas
o pelas dinâmicas próprias que a organização noticiosa
estabelece com o meio
Para
o processo ser efectuado os gatekeeper’s tem ainda de lidar com os
constrangimentos:
·
A fonte de
informação – a origem pode complicar na
altura de escolher.
·
As audiências – por
serem a meta a atingir em termos de objectivos dos MCS actuais
·
Os mercados – com
propósitos exclusivamente económicos
·
As agencias de
publicidade – através do uso dos espaços acabam por exercer pressão
·
O poder politico –
na propaganda
·
Lobys variados
·
Relações publicas
de outros MCS
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