segunda-feira, 29 de abril de 2013


Passa a Palavra
 
Two Step Flow foi um dos primeiros modelos de comunicação desenvolvido nos anos 40 e 50 por Lazarsfeld, Berelson e Gaudet , sobre o papel dos líderes de opinião na sociedade. Segundo este modelo a informação chega aos indivíduos em duas etapas. Os lideres de opinião são fontes de influência, dada à sua esfera de relações,á sua posição socioeconómica, ou também porque são especialistas em determinada área. Eles fazem a ligação entre os meios de comunicação e a audiência, eles podem influenciar e modificar a opinião do seu público-alvo nos campos politico, social e económico.

Nos dias de hoje, no campo jornalístico, está muito em voga os comentadores ou líderes de opinião, usarem da “palavra” para comentarem os temas que marcam a actualidade .Em alguns meios de comunicação social como a TV , e até na rádio verificamos a existência de um comentador ou líder de opinião , sobre os mais diversos temas : desde o desporto até  à política…Todos procuram ter o melhor , ou o mais polémico…

No campo do Marketing e das vendas também encontramos a influência dos formadores de opinião . É comum na publicidade o uso de pessoas conhecidas e de sucesso para através delas criarem nas pessoas a vontade de comprar determinado produto. Dessa forma podem interferir nas vendas de determinado produto, aumentando a quantidade vendida. Segue  vídeo de marca multinacional de vestuário , que usou o rosto de um ídolo da musica para campanha publicitaria da nova coleção de Verão de 2013 , na tentativa de atingir o máximo de audiência e vendas com esta campanha. A marca consegue aliar o glamour e o traje de praia , usando os tons de praia e sol.

 25% das vendas desta campanha revertem a favor da WaterAid.

 

O envolvimento de figuras públicas em campanhas publicitárias e lançamento de novos produtos tem a designação de “Endorsement”, o objectivo é darem mais apoio e exposição ás marcas , esta é uma das estratégias utilizadas pelo Marketing.

“As marcas e a criação de marcas devem estar alicerçadas numa visão rigorosa e filosófica do modo como o mundo funciona.” Kevin Duncan



Sem comentários:

Enviar um comentário