Passa a Palavra
Two Step Flow foi um dos primeiros modelos de
comunicação desenvolvido nos anos 40 e 50 por Lazarsfeld, Berelson e Gaudet ,
sobre o papel dos líderes de opinião na sociedade. Segundo este modelo a
informação chega aos indivíduos em duas etapas. Os lideres de opinião são
fontes de influência, dada à sua esfera de relações,á sua posição
socioeconómica, ou também porque são especialistas em determinada área. Eles
fazem a ligação entre os meios de comunicação e a audiência, eles podem
influenciar e modificar a opinião do seu público-alvo nos campos
politico, social e económico.
Nos dias de hoje, no campo jornalístico, está muito em
voga os comentadores ou líderes de opinião, usarem da “palavra” para comentarem
os temas que marcam a actualidade .Em alguns meios de comunicação social como a
TV , e até na rádio verificamos a existência de um comentador ou líder de
opinião , sobre os mais diversos temas : desde o desporto até à política…Todos procuram ter o melhor , ou o
mais polémico…
No campo do Marketing e das vendas também encontramos
a influência dos formadores de opinião . É comum na publicidade o uso de
pessoas conhecidas e de sucesso para através delas criarem nas pessoas a vontade
de comprar determinado produto. Dessa forma podem interferir nas vendas de
determinado produto, aumentando a quantidade vendida. Segue vídeo de marca multinacional de vestuário ,
que usou o rosto de um ídolo da musica para campanha publicitaria da nova
coleção de Verão de 2013 , na tentativa de atingir o máximo de audiência e
vendas com esta campanha. A marca consegue aliar o glamour e o traje de praia ,
usando os tons de praia e sol.
25% das vendas
desta campanha revertem a favor da WaterAid.
O envolvimento de figuras públicas em campanhas publicitárias e lançamento de
novos produtos tem a designação de “Endorsement”, o objectivo é darem mais
apoio e exposição ás marcas , esta é uma das estratégias utilizadas pelo
Marketing.
“As marcas e a criação de marcas devem estar alicerçadas numa visão
rigorosa e filosófica do modo como o mundo funciona.” Kevin Duncan
Sem comentários:
Enviar um comentário